segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Brasileirão 2011 - Não punir o "entrega" em 2010 pode causar uma tragédia em 2011

Ano passado, muita gente da imprensa esportiva principalmente de RJ e SP defendeu colocar os clássicos regionais na última rodada para evitar o famoso "entrega" que estava virando prática comum entre os clubes da Série A do campeonato brasileiro.

Desde que foi proposta esta alternaiva, me posicionei contra, pois defendo a punição para quem faz esta prática ao bom e velho estilo europeu: armou resultado, que cada um dos participantes perca uma quantidade considerável de pontos neste e no próximo campeonato.

Pois bem, a CBF acastou a sugestão de se colocar os clãssicos regionais na última rodada de cada turno e este ano, alguns clássicos regionais decidem muita coisa:

1. O Palmeiras pode tirar o título do Vasco
2. O Flamengo pode perder uma vaga na libertadores caso não vença o Vasco
3. O Vasco pode perder o título caso não vença o flamengo
4. O Grêmio pode impedir o Inter de disputar uma Libertadores
5. o Coritiba pode rebaixar o Atlético/PR
6. O Atlético/PR pode escapar do rebaixamento caso vença o Coritiba e, com isso, impedindo o rival de disputar a Libertadores
7. O Atlético/MG, caso vença o cruzeiro, pode rebaixar o seu maior rivak.

Em todos os casos, sabemos que existe yma rivalidade tal entre as equipes envolvidas, que qualquer que seja o resultado, poderá haver uma catástrofe após o jogo, pois alguém não conseguiu seu objetivo, seja pro bem, seja pro mal.

Aí eu pergunto: será este o preço a ser pago por se desviar o foco e não punir o arranjo de resultados? o famoso "entrega"?

Resta agora aguardar a última rodada e torcer para que nada de ruim aconteca.