terça-feira, 28 de setembro de 2010

O JEC, a Série D, Joinville e outras divagações

Ontem a noite eu estava assistindo ao canal SporTV e assisti a uma reportagem interessante sobre a Série D. Eles estão com um série de reportagens interessante sobre equipes "fora de série".

A de ontem foi sobre o JEC.

Bem, quando eu era bem mais novo, lá pelos meus 10 a 15 anos, tínhamos mania de falar para os outros coisas como:

- Olha! Em São Paulo, torço pra tal time, no Rio pra esse outro!

Bem, nessa época, não sei por qual motivo, adotei o JEC em Santa Catarina. Adotei mais por onda mesmo, para no domingo, quando começava o Fantástico,  ouvir o Léo Batista falar o nome das equipes e uma de minhas favoritas aparecer, só por isso.

Bem, o tempo passou, o destino quis que em 2005, eu fosse morar em Joinville e lá tivesse um contato mais próximo tanto com o dia a dia da equipe quanto com sua torcida. E fui aprendendo a entender melhor essa paixão pelo JEC.

Pra quem me conhece, esta é uma das formas que uso para conhecer melhor os lugares, as pessoas, fazer amizades... enfim, entender o mundo.

E o JEC naquele ano estava bem! tinha uma equipe competitiva regionalmente mas, qus Deus que ficasse restrito à Série C do Brasileiro e hoje à Série D.

Mas voltando à reportagem, a qual vocês podem assistir aqui, onde mostra o martírio do JEC enfrentando o operário de Ponta Grossa. Não sou torcedor deles, mas tenho o desejo de que um dia eles estejam em uma situação melhor, pois a região merece.

Mas Joinville não é só o JEC. Foi naquela cidade que passei um dos melhores momentos de minha vida. Cheguei lá sem muito saber o que estava fazendo e o que me esperava. Saí de lá diferente, com mais conhecimento que antes e principalmente com muitos novos amigos. Antes existia o paradigma de que o povo do norte de Santa Catarina era mais fechado, desconfiado, etc.. Saí de lá com a certeza de que muitas imagens são construídas porque não temos a coragem de entender as nuances da situação, a cultura local como um todo.

Hoje, com certeza guardo em mim um pouco de Joinville, um pouco da cidade, um pouco de seu povo, um pouco do JEC também!

Mas este assunto não se esgotou, ainda escreverei muito sobre isto aqui!

Um comentário:

  1. Léo,

    não sou muito fã de esportes, nem tão pouco torço pra algum time, mas uma coisa concordo com você : uma temporada em Santa Catarina muda muito a vida da gente...

    Abs !!

    ResponderExcluir