sexta-feira, 12 de novembro de 2010

1943 11 11 - 2010 11 11

1943 11 11 - 2010 11 11

Hoje, 11 de novembro de 2010 seria o dia em que meu pai completaria 67 anos se vivo estivesse. Querendo ou não, quando ocorrem datas marcantes como esta não há como fugir de lembranças, de ensinamentos que foram consolidados com o tempo, até de fatos que ele contava. Do jeito dele, mas contava.

Desde que comecei a me entender como cidadão, lembro de fatos que ele contava. Causos das brigas políticas em Aimorés, Situações que ele passava, suas opiniões, lutas, etc..

Uma de muitas coisas que ele sempre comentava era como muitos políticos não tinham a capacidade de unir em prol de uma causa que beneficiasse o o povo que deu voto de confiança a um deles. Sempre procuravam fazer vôo solo. E o adversário? Bem, este procurava sempre impedir o sucesso de seu opositor, mesmo que as ideias fossem compatíveis com as dele.

Uma das coisas que ele comentava como exemplo era a ligação Aimorés x BR 262 e a ligação Aimorés x Governador Valadares, era uma briga política desde a década de 50, até hoje, apesar de existir asfalto em todo o trecho, não se pode dizer que a obra foi concluída, pois falta uma ponte sobre o Rio Manhuaçu. A que lá existe é provisória. 60 anos de briga política e ninguém resolveu se unir para resolver este problema.

A educação que ele sempre tentou passar pra nós foi assim, baseada na cooperação, no diálogo, argumentar! sempre buscar o crescimento. Ele nos dava os ensinamentos, qual era o caminho correto a seguir, segundo suas ideias. Mas cabia a nós, seus filhos, ter o poder de decidir por onde pisar, sempre pautando na liberdade de escolha... Mas sabendo do preço de cada escolha. Persiste a mentalidade de que se sair na administração de fulano, ele se fortalecerá politicamente. Triste realidade.

E foi assim: A custa de pequenos e tolos exemplos, ele foi construindo a personalidade de cada um de nós. Exemplos teóricos como o citado anteriormente, que minha personalidade foi se moldando.

Hoje, cada ato, cada decisão que eu tomo é com certeza baseada em seus ensinamentos, baseada nas decisões que tomei levando em conta tudo isso que vivi. Sou assim a quatro décadas, com certeza o serei por muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário