segunda-feira, 11 de julho de 2011

uma idéia antiga

Era o ano de 2005 e o Dr Lincoln Pinheiro escreveu este texto, o qual publico a seguir, a pedido do mesmo.

O tempo passou, mas a idéia aqui contida continua muito atual, tenho certeza que um dia irá vingar.



APRESENTAÇÃO

ORIGENS
:
No ano de 2004 ocorreu a renovação do Conselho Deliberativo do Clube Atlético Mineiro.

Conforme reza a tradição, os grupos políticos existentes no CAM se reúnem, conchavam e formam uma chapa única.

Tentei integrar essa chapa, para levar ao Conselho minhas idéias e dar uma maior contribuição, além da contribuição que dou como torcedor.

Não logrei êxito. O meu interesse em colaborar com o Atlético não encontrou ressonância entre as lideranças procuradas.

Ao mesmo tempo, o CAM atravessava a maior crise de sua história e eu, como torcedor, sentia uma profunda angústia por não poder fazer nada, além de torcer.

Foi então que tive a idéia de fundar um novo grupo político, com a arrojada meta de eleger conselheiros já na próxima eleição e, dentro do prazo de quatro gestões, estarmos preparados para assumirmos o CAM e iniciarmos uma nova era na história desta gloriosa e amada instituição.

PRINCÍPIOS:

Quando expus os princípios e as metas deste grupo aos meus amigos, a recepção foi entusiástica.

A idéia, basicamente, consiste em agregar os atleticanos que desejam colaborar com suas idéias com a instalação dessa nova era na história do Atlético.

O primeiro requisito é que o interessado seja sócio (do clube Labareda ou Vila Olímpica) e não busque nenhuma vantagem pessoal nessa participação, seja de ordem eleitoral (querer ser candidato a vereador ou deputado, aproveitando-se do Atlético); de ordem comercial ou financeira (querer aproveitar a proximidade para ser empresário de jogador, fornecedor de qualquer tipo de produto ou serviço ao CAM, arrumar emprego, etc), ou mesmo para satisfazer o ego, aparecendo em jornais, revistas e televisão.

Então, em resumo, o nosso grupo está aberto à participação de todos que queiram contribuir com suas idéias para concretização deste projeto. Basta concordar com estes princípios e ser sócio.

ESTRATÉGIA:
Nosso grupo não tem tesoureiro. Nenhum centavo será pedido em contribuição financeira.

O nosso trabalho é aglutinar aqueles atleticanos que queiram participar da vida política do clube, contribuindo com suas idéias.

Cada integrante do grupo convida outros atleticanos e se torna, assim, uma espécie de avalista do convidado. Esta é a nossa garantia de que pessoas desonestas, aventureiras ou com segundas intenções não venham a fazer parte deste grupo.

Além deste site, local de acesso restrito aos integrantes do grupo, teremos a nossa lista de discussão por e-mail, onde as idéias serão livremente debatidas e o nosso projeto será elaborado.

Quando acumularmos força política suficiente para disputarmos o poder e já tivermos um projeto viável, economicamente e juridicamente, escolheremos, consensualmente, quem são aqueles integrantes do nosso grupo que estarão mais preparados e com disponibilidade para assumirem as responsabilidades.

Nosso grupo não é uma sociedade secreta, de forma que sua existência pode ser livremente divulgada. Aliás, a transparência é uma virtude que devemos sempre prezar, ressalvadas as hipóteses em que a estratégia política recomende o sigilo.

Por outro lado, como a nossa estratégia não passa pela disputa da opinião pública, não devemos nos expor na imprensa, para não arrumarmos inimigos de graça.

CONCLUSÃO:
O Clube Atlético Mineiro foi fundado por alguns adolescentes que se reuniram no coreto do Parque Municipal, que tinham uma bola de couro e queriam praticar o futebol, um esporte novo e desconhecido.

Certamente, nem o mais visionário e otimista daqueles meninos poderia imaginar que, algumas décadas depois, aquela associação que estavam fundando viria a ser a mais importante e amada instituição de Minas Gerais, o orgulho do nosso povo, a paixão da nossa gente. Uma entidade que está no coração de milhões de pessoas e que arrasta multidões.

Tenho certeza que em 30 anos, a partir de hoje, contando com a tecnologia a nosso favor e o talento de todos nós, colocaremos o Galo entre os cinco maiores clubes do mundo.

Todos nós, com nossa inteligência e nosso trabalho, somos capazes de mudar nossa vida.

Somando o talento e a dedicação de todos nós e colocando tal riqueza a serviço do Galo, realizaremos este projeto.

Quem viver verá. E quem vier conosco poderá dizer a seus filhos e netos que contribuiu com sua parte para agigantar o glorioso Clube Atlético Mineiro.

Saudações Atleticanas,

Lincoln Pinheiro Costa, Belo Horizonte, janeiro de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário